Até a próxima sexta-feira (21), mais de 25 mil atendimentos serão realizados, pela ONG Voluntários do Sertão em Irecê

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Até a próxima sexta-feira (21), mais de 25 mil atendimentos serão realizados durante ação que está sendo realizada pela Organização Não Governamental Voluntários do Sertão, no município de Irecê. Contando com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, que investiu cerca de R$1 milhão, a iniciativa, que teve início na segunda-feira (17), está realizando cirurgias de catarata, consultas médicas, procedimentos odontológicos, mamografias, dentre outros serviços.

Estão sendo utilizadas 20 carretas para oferecer os diversos serviços. Mais de 100 médicos nas áreas de pediatria, ginecologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, cardiologia, gastroenterologia, ortopedia, anestesia, cirurgia geral, urologia, dermatologia, clínica geral, e ainda profissionais de psicologia e nutrição, estão mobilizados durante o evento social.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que o governo do estado tem apoiado todas essas ações itinerantes da Ong Voluntários do Sertão. “Em todas as localidades onde eles passaram, a ação foi um sucesso. A população foi muito bem atendida. É uma quantidade significativa de procedimentos, que ajudam a desafogar o sistema de saúde regional”, afirmou Vilas-Boas.

Umas das beneficiadas pela ação foi Terezinha Pereira Bembem. A dona de casa de 64 anos passou por uma cirurgia de catarata. Ela conta que espera o procedimento há algum tempo e se tivesse que fazer na rede privada não teria condições de pagar. “Já não conseguia fazer mais algumas coisas dentro de casa, como por exemplo, bordar. Até para ver televisão estava difícil. Eu agradeço a esses profissionais que doaram seu tempo aqui. Quero voltar a fazer as coisas dentro de casa de forma mais rápida”, conta Terezinha.
Esta é a 17ª edição da iniciativa. Como explica o idealizador do projeto Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, a ação tem como objetivo promover a assistência à saúde, assistência social, nutricional e incentivar o voluntariado, com acompanhamento dos indicadores de transformação social.

Policlínica de Irecê

Com 70% das obras concluídas, a policlínica que está sendo construída em Irecê beneficiará cerca de 420 mil moradores dos 19 municípios que compõem o consórcio de saúde da região. A estrutura foi visitada nesta quarta-feira (19) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. O investimento do governo do estado para erguer e equipar a policlínica é de cerca de R$22 milhões. A previsão é que o serviço seja inaugurado no início do segundo semestre de 2017.

A policlínica oferecerá atendimento médico em diversas especialidades, além de serviços de apoio ao diagnóstico, como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e a primeira ressonância magnética em unidade pública na região.

Fábio Vilas Boas explicou que do custeio, 60% será rateado entre os municípios do consórcio e 40% será bancado pelo Estado. “Com um equipamento como este, estamos trazendo para o interior atendimentos ambulatoriais especializados e exames de média e até mesmo alta complexidade, evitando que a população tenha que se deslocar para Salvador. É um compromisso do governador Rui Costa que está sendo cumprido”, disse o Secretário.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Facebook Comments