Prefeito de Morro do Chapéu participa de confraternização em comemoração ao Dia do Gari e anuncia pagamento de insalubridade

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 Lembrando o dia 16 de maio, data em que se homenageiam o dia do Gari, A Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu, por meio da Secretaria de Obras e Transportes Público da cidade de Morro do Chapéu, realizou nesta terça-feira (16) uma confraternização com os garis da cidade pela passagem do seu dia. O evento aconteceu na área de show Brejo Fest localizada no Bairro do Pachola.

Os garis do Município de Morro do Chapéu tiveram um dia especial e diferente, como homenagem a esses bravos trabalhadores, que mantém a nossa cidade limpa, mesmo com todas as dificuldades e preconceitos que sofrem no seu dia a dia.

Os agentes de limpeza, assim como os coletores, são servidores que merecem serem homenageados, eles começam a trabalhar muito cedo, ainda enquanto dormimos, para encontrarmos ruas e praça limpas logo pela manhã. É um trabalho árduo e de grande importância e que, às vezes, nem paramos para elogiar e reconhecer.

A festa reuniu, entre servidores públicos, familiares e convidados, o evento também contou com a participação de varias autoridades, estavam presentes o Prefeito de Morro do Chapéu, o Sr. Leonardo Rebouças Dourado, o Presidente da Câmara Municipal o Sr. Antônio Junior Rocha da Silva, a vereadora Aloyzia Gudinho de Souza ¨Bea¨, também se fizeram presentes o Secretario de Obras o Sr. Janderlei Souto da Silva, e o Secretario de Urbanismo Teco

Durante o evento o prefeito fez uma surpresa – E anunciou  que irá fazer o pagamento da insalubridade a todos os garis Concursados, um direito tão esperados pelos profissionais dessa categoria.

 A animação do evento ficou, por conta do cantor Duda Felix, o momento também contou ainda com o sorteio de diversos brindes, que foram patrocinados pelos vereadores presentes, e pela CLIM, empresa responsável pela limpeza Pública.

A celebração se estendeu até ás 20:30hs , em clima de muita alegria e descontração.

Origem do nome Gari

A maioria dos brasileiros – e até mesmos muitos dos que trabalham no setor – desconhecem como eles foram incorporados ao dia-a-dia pela população. Mas essa dúvida termina quando é preciso identificar um coletor, que remove o lixo, ou uma varredora, que limpa as ruas. Aí é só chamar o gari ou a margarida e tudo se resolve.

A palavra gari vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população da cidade associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País.

Em homenagem a ele a Comlurb mantém em Campo Grande, no Rio de Janeiro, uma fábrica de utensílio para limpeza urbana que leva o nome de fábrica Aleixo Gari.

Dicas para colaborar com o trabalho dos garis:

– Evite colocar excesso de lixo dentro de um mesmo saco para que não rasgue ao ser carregado para o caminhão;

– Não jogue lixo na rua;

– Utilize sempre recipientes adequados para descarte;

– Coloque cacos de vidro e objetos cortantes dentro de caixas de papelão e embrulhe pedaços de vidros, seringas e objetos pontiagudos ou cortantes, de forma que não representem riscos ao coletor.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Facebook Comments

Deixe uma resposta