Bahia receberá 116 profissionais brasileiros do Mais Médicos; município de Morro do Chapéu foi contemplado com um profissional

Quase 1.400 novos intercambistas brasileiros entram em exercício na próxima segunda-feira (09), ampliando a participação nacional no programa

Bahia receberá 116 profissionais brasileiros do Mais Médicos; município de Morro do Chapéu foi contemplado com um profissional
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A partir desta segunda-feira (09/10) 116 profissionais brasileiros formados no exterior, do programa Mais Médicos, irão começar a atuar na atenção básica de 71 municípios e 1 Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Bahia. Os médicos fazem parte dos cerca de 1.400 brasileiros que aderiram ao último edital do projeto. Com esse reforço, somando também aqueles com diplomas do país, já são 8.316 brasileiros no programa, o que representa 45,6% do total. No estado da Bahia, 1.554 médicos já atuam pelo programa do Ministério da Saúde.

A prioridade da pasta é ampliar a participação nacional, tornando a iniciativa mais independente e garantindo atendimento médico à população. O número de médicos brasileiros participantes do Programa Mais Médicos aumentou 44% em menos de um ano. “Este momento é importante para o Brasil e para os brasileiros. Estamos avançando e tenho certeza que vamos oferecer mais qualidade na saúde e na atenção básica com a participação desses novos profissionais no programa Mais Médicos”, ressaltou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Essa é a segunda fase do edital. A primeira foi voltada exclusivamente aos médicos brasileiros formados no país. Esses novos profissionais iniciam as atividades em Unidades Básicas de Saúde a partir da próxima segunda-feira em cerca de 800 municípios de 25 estados e Distrito Federal, além de 8 DSEIs. Juntos, eles devem cobrir região com 4,8 milhões de pessoas. Ao todo, foram 1.985 inscritos, mais de um candidato por vaga.

Durante o mês de setembro, os novos médicos passaram pelo módulo de acolhimento realizado em Brasília (DF). Os profissionais participaram de oficinas educacionais sobre temas diversos, como legislação referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos de atendimento do SUS, língua portuguesa e código de ética médica. Por fim, os intercambistas realizaram uma avaliação de conhecimento, necessária para a aprovação do profissional participante.

AVANÇOS – A atual gestão do Ministério da Saúde conseguiu avanços significativos para o Mais Médicos. Uma delas foi a renovação por mais três anos do programa. Além disso, a pasta conseguiu reajustar o valor da bolsa anualmente aos médicos participantes, e concedeu, também, um acréscimo de 10% nos auxílios moradia e alimentação de profissionais alocados em distritos indígenas, que passou de R$ 2.500 mensais para R$ 2.750. Recentemente, neste mês, o Ministério da Saúde por meio de portaria reajustou também em 10% o valor máximo e mínimo (varia conforme a localidade) repassados pelos municípios aos participantes para custeio de moradia e alimentação.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.
Do total de médicos participantes, 47,1% são profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 45,6% brasileiros formados no Brasil ou no exterior e 4,16% são intercambistas estrangeiros. As demais vagas serão abertas para reposição.

Desde novembro de 2016, o Ministério da Saúde está abrindo oportunidades para a substituição de médicos da cooperação com a OPAS. Foi feito um levantamento para ver quais cidades atendidas por profissionais cubanos poderiam atrair brasileiros. A expectativa é realizar quatro mil substituições em três anos, tornando a iniciativa mais autossuficiente. Até o momento, mais de 1.000 postos foram substituídos por brasileiros.

Confira lista de cidades contempladas:

EstadoMunicípioVagas
BAAbaré1
BAAlagoinhas1
BABanzae1
BABarra1
BABarreiras1
BABuerarema1
BABuritirama1
BACampo Formoso2
BACandeias1
BACansanção1
BACapela do Alto Alegre2
BACarinhanha1
BACasa Nova1
BACatu1
BAConceição do Coité2
BADias D’ávila1
BADom Basílio1
BADSEI Bahia1
BAEuclides da Cunha3
BAEunápolis3
BAFiladelfia1
BAGandu3
BAGentio do Ouro1
BAIbirapua1
BAIgapora1
BAIpiau4
BAIramaia2
BAItaberaba1
BAItabuna1
BAItaguaçu da Bahia1
BAItamaraju5
BAItaparica1
BAItapicuru2
BAItarantim1
BAIUIU1
BAJacobina3
BAJaguaquara1
BAJequie4
BAJuazeiro1
BALuis Eduardo Magalhães2
BAMacaubas1
BAMedeiros Neto1
BAMorro do Chapéu1
BAMortugaba1
BAMulungu do Morro1
BAMuquem de São Francisco1
BANova Canaa1
BANova Redenção1
BANova Viçosa2
BANovo Triunfo1
BAOlindina2
BAOliveira dos Brejinhos3
BAOurolândia1
BAPalmas de Monte Alto1
BAPintadas1
BAPoções1
BAQueimadas1
BARibeira do Amparo2
BARibeira do Pombal2
BASalvador8
BASanta Rita de Cassia1
BASatiro Dias1
BASento Sé4
BASerra do Ramalho1
BASimões Filho2
BASítio do Mato1
BATeixeira de Freitas2
BATeolândia1
BATucano3
BAUrandi1
BAVarzedo1
BAVitória da Conquista1

 

Fone: Ministério da Saúde

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta