Seabra ganha projeto Escolas Culturais para fomentar a arte e a cultura na Chapada Diamantina

Seabra ganha projeto Escolas Culturais para fomentar a arte e a cultura na Chapada Diamantina
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Com apresentações de música, dança, poesia, além de exposição de arte e exibição de filmes produzidos pelos estudantes, foi realizada, nesta sexta-feira (1/12), o lançamento do projeto Escola Culturais, no Colégio Estadual de Seabra. A atividade contou com a participação do governador da Bahia, Rui Costa, dos secretários da Educação, Walter Pinheiro, de Cultura, Arany Santana, e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, além do prefeito de Seabra, Fabio Lima. O evento marca a implantação da nona unidade do projeto, que tem o objetivo de criar um grande polo de Educação e Cultural no município, unindo estudantes, educadores, comunidade e artistas locais.

Rui destacou que o colégio passa a representar “um espaço para arte e cultura dos alunos da rede estadual e municipal e também da comunidade. Nosso objetivo é que a escola se transforme em um equipamento para a cidade inteira. Que ela se transforme em um local de lazer e cultura, com sala de cinema e espaço para apresentações de teatro. Queremos unir educação, cultura e esporte. Tudo isso transforma a vida do povo, melhorando a capacidade criativa da juventude”.

O secretário Walter Pinheiro enfatizou que a iniciativa potencializa o processo de ensino e aprendizagem. “Toda essa efervescência cultural colocada no contexto da escola vai dar oportunidade para os estudantes terem um novo perfil pedagógico que tem, também, como objetivo atrair a comunidade.

Queremos levar essa experiência para os 27 Territórios de Identidade, com as primeiras 85 unidades do projeto, até 2018. Tudo isso, ainda, trazendo a universidade e os institutos federais como parceiros,” afirmou, dizendo que a junção da Educação com outras áreas tem gerado experiências exitosas nas escolas. Neste sentido, anunciou o aplicativo das Escolas Culturais, desenvolvido por estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), durante o desafio Hackathon, na Campus Party Bahia, em parceria com técnicos da Secretaria.

O diretor da unidade, João Bina, falou sobre a importância da implantação do projeto na escola. “Essa ação vem concretizar as atividades culturais desenvolvidas na escola, propondo uma ampliação destas atividades que aproximam, ainda mais, a comunidade. É fundamental mostrar que a escola é uma continuidade da comunidade e não duas coisas distintas. Tudo isso vai valorizar o ensino e a aprendizagem na rede estadual,” destacou.Fonte: Sec/BA

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta